- Ninho;
- Abandono das crias;
- Falta de leite;
- Muitos filhotes;
- Canibalismo;
- Natimortos;
O instinto da coelha é fazer o ninho utilizando os pêlos da barriga, peito e a na parte posterior das costas, próximo à cauda. Os pêlos saem com facilidade, e este processo ajuda a expor as tetas da coelha para os filhotes mamarem. Ela forma uns tufos na boca e vai montando o ninho. Os filhotes geralmente ficam rodeados e coberto de pêlos. Dependendo da época do ano a coelha tira mais ou menos pêlos para montar o ninho. Já tive coelhas que não tiraram nada para montar o ninho na época de calor, enquanto outras fizeram uma camada de uns 10 cm de pêlo dentro do ninho na mesma época.
Na natureza os coelhos utilizam também pequenos gravetos e capim/mato seco para montar o ninho. Sempre que coloco o caixote onde ela monta o ninho, coloco também um pouco de feno dentro, formando um circulo, além de uma quantidade maior para que ela coloque dentro do ninho arrumando ele. Quando a coelha não tira pêlo para montar o ninho, eu coloco uma camada de feno por cima dos filhotes para protejer-los do frio da noite. Toda vez que manuseio os filhotes, tanto contando quanto fazendo carinho neles, cubro-os com o feno e/ou os pêlos do ninho.
Na primeira semana faço inspeção diária no ninho para verificar se todos os filhotes estão se alimentando e se estão bem. É muito bacana ver a barriguinha deles cheia de leite, muito fofo!! Abaixo uma foto de um ninho montado pela coelha em uns 40 minutos e logo depois ela pariu dois filhotinhos.
Esta cria nasceu dia 14/02/2011. Desmamarão com 30 dias. Nasceu dois filhotes branquinhos, sendo que um deles é uma gracinha, ele é pirata. Tem a volta de apenas um olho preta. Uma graça!!
Postarei depois sobre os outros cuidados da primeira semana.
André
Mágico Andrews.
0 comentários:
Postar um comentário