segunda-feira, 3 de setembro de 2012

XXX Exposição Agropecuária de Brasília - Granja do Torto

Infelizmente devido a um problema de divulgação, o primeiro fim de semana da exposição ficou prejudicado, quase não houve visitas. Felizmente hoje foi feita  a divulgação. Confira abaixo os Shows que haverá na granja nestes dias de exposição. Não deixe também de visitar os stands dos criadores. Tem muitos animais lindos aqui.




André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lindos Minilops

        Esta semana desmamaram lindos filhotes de minilop. Ainda tenho disponíveis o branquinho (fêmea), o marrom e o caramelo, ambos machos.


Comportamento

        Os minilops, apesar de serem os maiores dos minicoelhos, cativam pelo seu jeito meigo e dócil. Possuem um comportamento único. Adora carinho e vai te fascinar com suas orelhas caídas.








André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comportamento do meu coelhinho. Coelho morde?


        Muitas vezes ganhamos um coelhinho e não sabemos qual é a raça dele. E agora como fazer?

        Muitas vezes este processo é difícil, já que alguns coelhos que são vendidos em aviculturas, geralmente, são misturas de raças médias e/ou gigantes. Contudo conheço aviculturas que vendem coelhos, onde os vendedores sabem a procedência deste e sua raça. Para quem procura um coelho para PET, às vezes, não importa saber a raça do coelho, e sim se ele é macinho e muito fofo.
        
        A raça do coelho pode dizer muito sobre o comportamento dele, mas hoje irei me atentar a uma característica que preocupar muitas pessoas que querem ter um coelho em casa, a mordida.

Mordida
Coelho morde?
        Sim!

Meu coelho me mordeu. Ele está com raiva?
         O fato do coelho te morder não quer dizer que ele está com raiva. Sempre que acontecer algum corte proveniente de mordida, lave bem com água e sabão.

Já ouvi falar que os minis coelhos não mordem. É verdade?
        Não! Os mini coelhos também mordem.  Assim como todo animal que tem boca. Os seres humanos também mordem, e é muito dolorida por sinal.
Quero uma raça que não morda. Existe?
        Ainda bem que não, pois a mordida é um dos mecanismos de defesa do coelho quando ele está acuado e/ou sobre ataque frontal.

        Há clientes que veem comprar coelhos e querem um que não morda. Um pouco difícil isto. Eu não posso garantir que o coelho nunca irá morder. Abaixo listo e explico algumas situações onde você pode tomar umas belas mordidas dos coelhos se não tomado alguns cuidados. 

  • Filhotes - 30 dias em média.
        Esta fase é muito gostosa. Os coelhinhos ficam dando umas mordidinhas na nossa mão, não dói, mas na mão de crianças pequenas pode haver algum corte devido a pele ser mais fina. Dá uma sensação de cócegas. Muito bom!             
  • Fêmeas prenhas e com filhotes.
         Aqui temos uma situação que só quem possui casais de coelhos vai ter. Coelha prenha pode se tornar agressiva e arisca. Veja bem, pode, não quer dizer que irá ficar. Tudo depende de quão próximo é a relação dela com o dono, ou com outras pessoas.

        Eu sempre digo para meus clientes: "Coelho manso é coelho que tem companhia, que recebe carinho e atenção". Por isso fale com ele, brinque com ele, dê atenção. Não necessita ficar o dia todo com ele no colo. Aqui em casa tenho vários coelhos. Dou em média uma atenção de 2 horas diárias quando não tenho filhotes recém-nascido. Neste momento dou ração, feno, troco a água, dou alguma medicação, vejo os filhotes e etc.

        Este contato diário faz o coelho se acostumar com as pessoas, assim ele não ficará acuado nem assustado.

        Coelhas prenhas podem morder mesmo sendo mansas. São muitos os fatores que podem desencadear este comportamento. Por ex.: níveis hormonais alterados, cheiro estranho na nossa mão, proximidade com a hora do parto, presença do macho no mesmo ambiente/gaiola, falta de comida e água, etc.

        Coelhas com filhotes recém nascidos podem atacar a mão do criador, ou mesmo só ameaçar. Infelizmente já tomei belas mordidas nesta fase, mas é necessário fazer a verificação diária dos filhotes e agrupá-los em um canto, deixando todos juntos e cobertos por pelos. Lembrando que a fêmea entra no ninho apenas uma vez ao dia para amamentá-los, por isso é necessário fazer o procedimento anterior.

        Sempre que for colocar a mão dentro do ninho, passe a mão primeiro na coelha, faça um pouco de carinho e acalme-a, depois mecha dentro do ninho. Sua mão ficará com o cheiro da mãe e consequentemente os filhotes também quando for manuseá-los. Isto evita rejeição pela coelha de seu filhotes e demonstra que não vai machucá-la e nem seus filhotes.

  • Acasalamento.
        Durante o acasalamento evite colocar a mão dentro da gaiola, pois se não irá tomar uma mordida acidental do coelho macho. Tem que ter cuidado também no acasalamento forçado, aquele que segura a fêmea na mesa para o macho copular. Neste caso é interessante o uso de luvas de couro, pois dependendo da agressividade do acasalamento você pode ser mordido. E não se preocupe, arranhões fazem parte deste processo.

        No caso de ter um casal criado solto, o macho pode atacar como forma de proteger a fêmea. Infelizmente isto também é um instinto que não devemos tentar podar, é do animal. E é essencial como defesa para animais que são criados soltos.
  • Barulho muito alto - Estrondo.
         Aqui em casa há muitos barulhos de carros, buzinas, etc. Felizmente mudei minha criação para um local mais tranquilo. Com o tempo o coelho vai se acostumando com o barulho, mas num primeiro momento sua reação é ficar acuado a cada barulho diferente ou/e forte. Quando notarmos que nosso coelho ficou acuado, quieto em um canto, e ao aproximar ele faz um gemido e/ou bate a pata no chão, recomendo não pega-lo. Deixe-o um pouco lá para acalmar e quando ele sair, pego-o no colo e faça carinho.
       
         Felizmente o coelho fica muito manso quando ele é bem cuidado. E momentos assim de agressividade quase não ocorrem.
  • Coelho no colo
        Para segurar o coelho corretamente pegue-o pelo dorso, costas, com uma mão. Com a outra mão, apoie as patas traseiras deles. É muito difícil o coelho nos morder quando ele está no colo. O que pode acontecer é quando ele quer fazer xixi. Ele vai ficar segurando até você solta-lo, irá ficar agitado e, se você não colocá-lo no chão, irá te beliscar mordendo. Nada muito forte.
  • Gasturas
         Alguns barulhos que fazemos ou produzimos com algum objeto atiçam os coelhos, fazendo-os ficarem possessos. Alguns barulhos que já reparei aqui foram: arrastar o pé enquanto anda, varrer o chão, arrastar folhas de cana no chão, etc.

        No início, quando aconteceu pela primeira vez, achei até engraçado o coelho correndo atrás da folha de cana, mas depois vi que ele ficava muito nervoso e chegou a morder minha perna. Depois disto fui observando outros barulhos que provocavam o mesmo comportamento. Se possível quando for varrer um chão e notar que seu coelho avançou na vassoura, prenda-o na gaiola ou em algum local, assim você não irá instigar este comportamento nele. É a mesma ideia do adestramento de cães.

     Muitas das informações que estão aqui neste post são experiências próprias, pois adoro sair com meus coelhos para o park ou algum lugar gramado, e nestes momentos aprendo muito observando os caga bolinhas brincando e correndo pela grama. As pessoas ficam surpresas quando levo meus coelhos e solto na grama, sem nenhuma cerca. A última vez que levei estava com 25 filhotes com idades entre 35 e 60 dias. Foi uma festa, literalmente. Um monte de coelho correndo pelo parque e depois voltando para a gaiolinha. Muito lega!

        Caso queiram saber de alguma coisa sobre coelhos e não encontrem aqui no blog, me enviem uma mensagem pelo comentário ou para o e-mail magicoandrews@yahoo.com.br, assunto: mini coelhos.

        Um grande abraço e até a próxima.



André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com

Mini Coelhos na Granja do Torto

Este ano recebi um convite para expor meus coelhos no Parque de Exposições de Brasília, na Granja do Torto. Como fiquei muito feliz com o convite, decidi sortear um minicoelhos entre as pessoas que visitarem o nosso stand. Gostou?  O sorteio será feito no dia 9 de setembro às 16hs, lá no stand. Se o sorteado não estiver presente, entarei em contato e combinamos a forma de entrega do coelho.

Além dos filhotes que estarão a venda, levarei algumas matrizes minhas para expor, assim você terá a oportunidade de ver e conhecer algumas raças de minicoelhos e suas características. Terá matrizes do miniholandes, minilop, minilion head e minifuzzy lop.

Estarei lá durante todo o evento para tirar dúvidas sobre os coelhos.

Além dos coelhos, teremos bebedouros automáticos, gaiolas, cumbucas de cerâmica, rações, feno e alfafa.

A exposição será do dia 31 de agosto ao dia 9 de setembro de 2012. Em breve postarei os horários da exposição.
Acompanhe http://www.facebook.com/pages/Criação-Mágico-Andrews/402537073140859

Estarei no Galpão Arca de Noé. Nos procure e concorra a um lindo minicoelho.


André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Quer ganhar um Minicoelho?

 É isso mesmo! Iremos sortar dia 26/08/2012 um minicoelho. Para participar compartilhe nossa página no facebook


Esta é a oportunidade para você do Distrito Federal, DF, ter o seu coelhinho sem pagar nada.


Curta/compartilhe nossa página no facebook e concorra a minicoelho! Sorteio dia 26/08/2012.
A raça e a cor será a escolha do sorteado.
Na época do sorteio terei filhotes de Lion Head, hermelim e lop.

A retirada do coelho será feita na criação, em Taguatinga. 


Um grande abraço.


André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com

O dente do meu coelho está grande. E agora?

Esta semana tive uma surpresa com um coelho de uma cliente. O dente dele estava muito grande, o que dificultava muito a ingestão de alimentos. Ele é da raça minilop e estava muito magro por não conseguir se alimentar direito. Olhem a foto dos dentes dele.

Dente do coelho com crescimento anormal.

 Muitas vezes este tipo de crescimento pode ser provocado por uma alimentação pobre em alimentos duros, ou mesmo uma ração de má qualidade. Outro fator pode ser uma predisposição do coelho a ter um crescimento exagerado do dente.

Foi necessário realizar um corte no dente dele. Para isso utilizei um alicate grande, daqueles utilizados no corte de unhas de animais. Ele é muito afiados e resolveu o problema rapidinho.


Estes foram os pontos onde cortei. Infelizmente minha ajudante ficou com gastura e não ficou tirando fotos enquanto eu cortava os dentes, heheh. Limpe bem os dentes do coelho antes do procedimento. O alicate é limpo com álcool. De preferência utilize este alicate somente para corte de dentes.

Abaixo os materiais que utilizei.


A pedra hume, ou alúmen de potássio, serve para estancar o sangue. Compre ela em pó. É sempre bom ter em casa para o caso do coelhinho machucar a unha e sangrar. No caso do dente o corte tem que seguir a linha das bochechas, assim não ocorrerá sangramento e ele conseguirá comer normalmente, havendo o desgaste.

 Após o corte, coloquei o bichinho numa gaiola para ele descansar. O bichinho foi correndo para o pote de ração. Ele já mastigava naturalmente. Minha cliente disse que antes ele comia virando a cabeça.

Alguns coelhos necessitam que se corte os dentes todos os meses. Por isso, é necessário que se apenada a cortar, pois caso contrário, todo mês você terá que leva-lo a uma clínica veterinária.

Foi muito bom ter ajudado este coelhinho. Agora sua alimentação está a base de alimentos mais duros e uma ração que não esfarele facilmente. Aqui utilizo a ração da FriRibe e complemento com feno Tifton e feno de alfafa, este não é dado todos os dias.

Pelo menos uma vez por semana, enquanto fazem carinho nele, dê uma olhada na boquinha dele, verificando os dentes. Verifique também dentro das orelhas e o tamnho das unhas. Notando algo diferente, tome uma providência. Leve ele a um criador de confiança ou mesmo ao veterinário. 

Um abraço.


André da Silva Costa MÁGICO ANDREWS www.magicoandrews.com.br www.cantinhoencantado.com

Minicoelhos Desmamados - 05/08/2012

Boa noite a todos!

Tenho alguns filhotes que desmamaram este fim de semana. Abaixo está disponibilizado as  fotos deles e raças.

Cada filhote custa R$ 70,00 reais, exceto os pretos que custam R$ 50,00 reais.

Para marcar um horário para ver os filhotes me enviem um e-mail, magicoandrews@yahoo.com.br, ou me liguem nos telefones:

(61) 3522-9904
(61) 9842-9944


Minihermelim

 A raça minihermelim tem como característica pelo curto e orelhas em pé. Tem peso médio de 1,3 Kg. Possui uma variedade de coloração. São ativos e muito curiosos. Os filhotes abaixo estão com 35 dias hoje.








Minilop

 A raça minilop tem como característica o pelo curto e orelhas caídas. tem peso médio de 2,2 Kg, sendo o maior dos mini coelhos. Possui um temperamento único e cativante. Os filhotes abaixo estão com 35 dias e estão começando a cair as orelhas.


















Minilion Head

 A raça minilion Head tem como característica o rostinho peludinho, formando uma juba, e orelhas em pé. Tem peso médio de 1,6 Kg. Os filhotes abaixo estão com 35 dias hoje.












André da Silva Costa MÁGICO ANDREWS www.magicoandrews.com.br www.cantinhoencantado.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A logo da nossa criação:

Criação Mágico Andrews


André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vermifugando coelhos

Boa noite a todos!

Começarei o ano com um assunto que me intriga a um bocado de tempo, e vi que já foi assunto para criadores acusarem outros criadores de negligência, só por que não vermifugam seus coelhos.

Crio coelhos desde 2007. Até ontem eu não vermifugava meus coelhos, pois não havia motivo para isto. Segundo os Livros "Biologia Clínica de coelhos e roedores " e " Produção de Coelhos" os coelhos são raramente atacados por vermes. Diante disto sempre dei aos meus coelhos uma boa alimentação, como por exemplo, ração de boa qualidade, frutas, folhas de árvores frutíferas, feno, alfafa, verduras, etc. Nunca havia dado remédio para profilaxia. Apenas dava complemento vitamínico - VITAGOLD.

Contudo, depois de alguns clientes  perguntarem se os coelhos são vermifugados, comecei a dar o vermífugo para eles, contudo explico que o vermífugo não faz milagres.

Depois de pesquisar na internet sobre 'como vermifugar o coelho e as dosagem para cada peso' e não ter achado nada, resolvi conversar com uma colega que é veterinária formada pela UnB, (muito obrigado Luciana Ribeiro!!).

Ela me passou a dosagem do vermifugo que tem como principio ativo o ALBENDAZOL. O livro de referencia é o  Guia terapêutico veterinário autor: Fernando A. Bretas Viana. Ele custa uns R$ 70 reais, mas para quem necessita ter ele para consultar pelo celular, o link para download é
http://eticavet.blogspot.com/2010/11/livros-para-download.html .

Muito bem vamos ao que interessa.  O albendazol que comprei na FARMÁCIA tem concentração de 400mg/5ml. Isto que dizer que para cada 5ml temos 400mg de albendazol. Outra coisa, compre ele com sabor, assim o coelho irá lamber o remédio, o que facilita a administração.

Após alguns cálculos, a quantidade a ser dada de albendazol para  o coelho é igual

D = p/4000 (ml)   , onde p é a massa do coelho.


 Primeira coisa a ser feita é pesa-lo para darmos a quantidade certa para ele, pois medicação tem um problema, se não for dada na proporção certa e pelo período recomendado, pode acabar fazendo os vermes e parasitas criarem resistência ao medicamento.




Hoje vermifuguei os meu coelhos. Minha coelha de 2 meses meio, Mini Loop, pesa em torno de 721 gramas. Logo a dose que tive que dar foi de 0,18 ml.


Usei uma seringa de 3ml, pois já tenho o costume de fazer medições por ela. Contudo se for comprar, recomendo a de insulina, pois ela é de 1ml e fica mais fácil ver a graduação dela.




Para dar ao coelho, coloque ele no colo e pernas para cima. Alguns coelhos não gostam desta posição. Então antes de dar o vermífugo acalme ele com carinhos e depois prossiga.

Muito cuidado para não machucar o coelho nesta hora. Coloque sutilmente a seringa na entrada da boca ou na por baixo das bochechas dele. Depois despeje devagar o remédio. Não se preocupe se a boca dele fica melada igual na foto. Por ter sabor o vermífugo ele passará a língua rapidinho.
 Caso fique com um pouquinho do lado de fora, não tem problema, ao soltar-lo ele irá se lamber e tomará este restinho.

Boca do coelho com um pouco de vermífugo.


Eu relutei por muito tempo colocar algo sobre isto no site, pois queria ter algo substancial para postar. E mostrar também a bibliografia de onde eu tirei.

É recomendável administrar de 3 a 14 dias. Para efeitos profiláticos pode dar por 3 dias. Então não adianta o vendedor dar o vermífugo na sua frente se a pratica não durar pelo menos 3 dias consecutivos.

Um abraço.


André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com