terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vermifugando coelhos

Boa noite a todos!

Começarei o ano com um assunto que me intriga a um bocado de tempo, e vi que já foi assunto para criadores acusarem outros criadores de negligência, só por que não vermifugam seus coelhos.

Crio coelhos desde 2007. Até ontem eu não vermifugava meus coelhos, pois não havia motivo para isto. Segundo os Livros "Biologia Clínica de coelhos e roedores " e " Produção de Coelhos" os coelhos são raramente atacados por vermes. Diante disto sempre dei aos meus coelhos uma boa alimentação, como por exemplo, ração de boa qualidade, frutas, folhas de árvores frutíferas, feno, alfafa, verduras, etc. Nunca havia dado remédio para profilaxia. Apenas dava complemento vitamínico - VITAGOLD.

Contudo, depois de alguns clientes  perguntarem se os coelhos são vermifugados, comecei a dar o vermífugo para eles, contudo explico que o vermífugo não faz milagres.

Depois de pesquisar na internet sobre 'como vermifugar o coelho e as dosagem para cada peso' e não ter achado nada, resolvi conversar com uma colega que é veterinária formada pela UnB, (muito obrigado Luciana Ribeiro!!).

Ela me passou a dosagem do vermifugo que tem como principio ativo o ALBENDAZOL. O livro de referencia é o  Guia terapêutico veterinário autor: Fernando A. Bretas Viana. Ele custa uns R$ 70 reais, mas para quem necessita ter ele para consultar pelo celular, o link para download é
http://eticavet.blogspot.com/2010/11/livros-para-download.html .

Muito bem vamos ao que interessa.  O albendazol que comprei na FARMÁCIA tem concentração de 400mg/5ml. Isto que dizer que para cada 5ml temos 400mg de albendazol. Outra coisa, compre ele com sabor, assim o coelho irá lamber o remédio, o que facilita a administração.

Após alguns cálculos, a quantidade a ser dada de albendazol para  o coelho é igual

D = p/4000 (ml)   , onde p é a massa do coelho.


 Primeira coisa a ser feita é pesa-lo para darmos a quantidade certa para ele, pois medicação tem um problema, se não for dada na proporção certa e pelo período recomendado, pode acabar fazendo os vermes e parasitas criarem resistência ao medicamento.




Hoje vermifuguei os meu coelhos. Minha coelha de 2 meses meio, Mini Loop, pesa em torno de 721 gramas. Logo a dose que tive que dar foi de 0,18 ml.


Usei uma seringa de 3ml, pois já tenho o costume de fazer medições por ela. Contudo se for comprar, recomendo a de insulina, pois ela é de 1ml e fica mais fácil ver a graduação dela.




Para dar ao coelho, coloque ele no colo e pernas para cima. Alguns coelhos não gostam desta posição. Então antes de dar o vermífugo acalme ele com carinhos e depois prossiga.

Muito cuidado para não machucar o coelho nesta hora. Coloque sutilmente a seringa na entrada da boca ou na por baixo das bochechas dele. Depois despeje devagar o remédio. Não se preocupe se a boca dele fica melada igual na foto. Por ter sabor o vermífugo ele passará a língua rapidinho.
 Caso fique com um pouquinho do lado de fora, não tem problema, ao soltar-lo ele irá se lamber e tomará este restinho.

Boca do coelho com um pouco de vermífugo.


Eu relutei por muito tempo colocar algo sobre isto no site, pois queria ter algo substancial para postar. E mostrar também a bibliografia de onde eu tirei.

É recomendável administrar de 3 a 14 dias. Para efeitos profiláticos pode dar por 3 dias. Então não adianta o vendedor dar o vermífugo na sua frente se a pratica não durar pelo menos 3 dias consecutivos.

Um abraço.


André da Silva Costa
MÁGICO ANDREWS
www.magicoandrews.com.br
www.cantinhoencantado.com

19 comentários:

  1. Olá, sabe me dizer a partir de qual idade é bom vermifugar o coelho e com qual frequencia? Tenho um Polish de 5 meses e me preocupo pois ele tem o hábito de lamber os pés das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende um pouco do medicamento. Acabei de ver no artigo que não havia colocado esta informação...hehe. Você pode vermifugar com albendazol de 4 em 4 meses, aqui só dou ele nas fazes iniciais, pois seu espectro de ação é mais restrito. Quando ele já está com uns dois meses costumo aplicar uma dose de IVOMEC, que tem como princípio ativo a ivomectina. É um medicamento múltiplo, pois age em várias partes do corpo e contra várias bactérias e parasitas. Para filhotes dou uma dose de 0,1ml. Para mini coelhos acima de 4 meses, a dose é de 0,4ml. Repito a operação de 6 em 6 meses como profilático. Contudo caso seja necessário, uma outra aplicação deste medicamento pode ser dada depois de 7 dias, irei fazer um artigo mais explicativo sobre este assunto. Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Ola, o albendazol que tenho em casa é 40mg/ml, vidro de 10 ml. Ou seja 400mg/10 ml. Ou seja metade da dosagem do seu que é 400mg/5 ml. Posso administrar então o dobro da dose. Devidamente calculado o peso do coelho, certo. Por 3 dias? Mini Lop, 45 dias

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Queria parabenizar você pelo seu blog, não encontrei nenhum que explicasse tão bem. Parabéns
    E só uma confirmação sua, a vermifugação é de 6 em 6 meses ou anual. valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega! A vermifugação pode ser feita de 6 em 6 meses, principalmente se o coelho ficar junto de outros animais ou frequentar local onde possam ter outros animais. Contudo já vi um caso de um coelho que viveu 8 anos e nunca tomou uma vacina e nem foi vermifugado.
      A vermifugação e a vacinação damos mais como forma profilática.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Muito grata pelas informações tenho um Lionhead de 12 meses,é muito raro encontrar informações para coelhos,principalmente como a suas coesas.

    ResponderExcluir
  5. ola o meu esta com tres meses ,peso 900 gr ,qual e a dosis ? ajuda , obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dose será de 0,2 ml. Um pouco a mais do que dei para esta coelha. Um abraço.

      Excluir
    2. Ola ja comprei o remedio mas ele e 40mg e contem 10 ml e o peso do coelho /400 ou 40 meu caso obrigada

      Excluir
    3. Esqueci de preguntar por quantos días administro a dosis ?

      Excluir
    4. Olá Vica! Para seu caso em específico, a dosagem é de 2,5ml. Vc irá administrar por 3 dias. Caso apareça alguma coisa nas fezes, administre por 14 dias. Um abraço.

      Excluir
  6. Olá André! Primeiramente, parabéns pelo artigo!
    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um mini coelho Lion, com aproximadamente 1 ano. E acredito que por volta de 3 a 4kg, não sei ao certo, mas ele é bem grande, rs.
    Tenho notado que ele diminuiu a ingestão de alimentos, e está com um pouco de diarréia há alguns dias. E ontem eu notei um bichinho (que parece uma larva) junto ao cocô dele.
    Fui pesquisar e pelo que me parece podem ser vermes.
    Encontrei o seu artigo, que me orientou bastante, mas estou com dúvida em relação à dose, e por quantos dias, consecutivos ou não, que devo dar este medicamento Albendazol.
    Se pudesse me ajudar, ficaria imensamente grata!

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Lion com aproximadamente um ano pesa em torno de 1,6kg à 1,9 kg, dependendo da linhagem dele. Vc irá administrar a dosagem de 0,4 mL de albendazol 400mg/5ml. Caso a dosagem do medicamento que vc encontrar for diferente desta, me mande um e-mail que mando a dosagem corrigida. Administre por uns 10 dias. Observe se ocorre a diminuição de bichos nas fezes. Caso não ocorra, recomendaria aplicação uma injeção. Tente primeiro com o vermifugo. Qualquer coisa me mande um e-mail. magicoandres@yahoo.com.br.

      Excluir
  7. Olá André, gostei muito da sua explicação, foi bem objetiva. Sou criadora de mini coelhos e tenho muito problemas com sarna nos filhotes, já usei vários produtos para curar, mais todos demoram muito a sarar a sarna. Costumo vender os filhotes assim que desmamam e é justo nessa fase que pegam a sarna 25 a 30 dias. Será que posso fazer o uso de ivomec nos filhotinhos? Se puder qual a dosagem e com quantos dias posso aplicar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Colega! A um tempo atrás eu dava Ivermectina injetável em filhotes com 35 dias. Contudo observei que estes ficavam debilitados por alguns dias, e acabava por ficar com estes filhotes até sua recuperação, para somente depois vendê-los. Alguns filhotes apresentavam mudança no comportamento, ficavam mais quietos e apáticos, mas após um a dois dias voltavam ao normal.
      No seu caso, como é sarna, recomendo a ivermectina, aqui eu aplicava 0,1 ml de ivermectina no dorso para filhotes de 35 dias. Geralmente com 4 dias você observa melhora. Em casos mais graves, repita dosagem com 7 dias.
      No seu caso recomendo também aplicar nas matrizes 0,4ml de ivermectina como profiláxia de 6 em 6 meses.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Olá, ótimo artigo. Foi o único que encontrei a esse respeito. Moro em uma cidade do interior e nenhum veterinário olha coelhos aqui. Minha coelha está com mais de um ano e aparenta os sintomas de verme. Pesa 1.5kg, posso seguir esse artigo para ela ? Fazendo os mesmos cálculos mesmo sendo adulta ? Aguardo um retorno, estou desesperado. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia colega! Pode sim. É só fazer a proporção para o peso dela. Um abraço.

      Excluir