terça-feira, 29 de outubro de 2013

Meu coelho está arisco e mordendo. E agora?


Bom dia pessoal!

Ultimamente estou recebendo muitas perguntas e e-mail de pessoas relatando que seus coelhos eram mansos e agora estão ariscos. Outros me informaram que se tentar mexer na gaiola o coelho avança e morde, e outros que o coelho avança mesmo estando solto.

Eu já passei por estas situações e tive um resultado. Aqui em casa costumo hospedar alguns coelhos de clientes meus. Já hospedei vários, e dentre estes tinha um que era muito bravo e chato, pois passava a noite toda batendo as patas traseiras na gaiola. Era muito territorialista. Não podia ver outro coelho que ficava doido.

O que fiz foi o seguinte: 

Deixei ele preso na gaiola por uns dias e fui oferecendo alimentos que eles gostam, mas dava segurando o alimento. 

 Seguia estes passos:
1- Pegue um alimento que seu coelho gosta bastante. Aqui sempre utilizo couve, banana, folhas de árvores frutíferas, etc
2 - Com o coelho na gaiola, ou solto, ofereça o alimento. O interessante aqui é deixar o coelho se aproximar para comer. ( Dê preferência para fazer isto ou pela manhã ou a noite - o resto do dia deixa ele dormindo no canto dele)
3 - Aos poucos com a outra mão, tente fazer carinho na cabeça do coelho. Ele irá começar a associar a sua presença com algo bom, algo que ele goste. O coelho adora carinho. Já reparei na minha criação que há filhotes que param de comer quando coloco a mão dentro da gaiola. Eles veem e abaixam a cabeça para receber carinho.
4- Pode ocorrer do coelho te avançar, caso isso ocorra, borrife água nele e dê uma bronca, mas com um tom bravo. Não ofereça mais nada diferente este dia e tente novamente no dia seguinte.


No caso deste coelho bravo, tive que borrifar muita água nele para começar a educá-lo. Depois descobri que o namorado da dona ficava provocando o coelho e depois disto ela me disse que ele começou a ficar agressivo. Notei que ele era mais agressivo com homens do que com mulheres. 

Achei que ele era um caso perdido, mas por acaso, depois que ele ficou pendurado na minha mão enquanto eu procurava o borrifado para borrifar para ele soltar, coloquei ele no colo e comecei a massagear suas costas e atrás da cabeça.Há uma região atrás da orelha do coelho que eles chegam a adormecer quando fazemos carinho e massageamos. Nas primeiras vezes, principalmente em coelhos adultos, eles costumam enrijecer todo o corpo, mas depois relaxam ao perceber que você não o fará mal.

Notei diferença já no outro dia depois que fiz esta massagem nele. Ele já não estava tão agressivo. depois disto levei ele para passear no parque. ele ficou solto, não avançou em ninguém e me seguia por todo parque.

Uma outra coisa que é bacana, é você marcar encontros com outras pessoas que possuem coelhos. Comece uma aproximação enquanto filhotes, assim eles poderão ficar juntos em alguns momentos e interagirem da maneira deles.

Sempre que tenho oportunidade testo algo diferente nos meus coelhos. Outra vez coloquei alguns filhotes de 35 dias com um coelho que tinha um temperamento difícil, avança e mordia. Depois de alguns dias ele mudou totalmente seu comportamento. Ele cuidava dos filhotes limpando seus pelos e olhos. Deixava eles dormirem em cima dele. Era muito engraçado. Depois que vendi os filhotes, este coelho estava totalmente diferente. Sua dona nem reconhecia ele devido a mudança comportamental. Ele era do tipo que ficava mordendo a gaiola desesperado para sair. Quando ela chegou, ele ficou em pé e encostava a cabeça para receber carinho, na maior morosidade,

Brinquedinhos:


Começarei a testar algumas coisas que possam servir de brinquedinhos e alguns produtos que já vendem no mercado. Já me perguntaram sobre vários brinquedos para coelhos, contudo, nunca havia nada para eles brincarem, só levava-os ao parque para correr. 
Enfim, estes dias testei um brinquedinho aqui feito com garrafa pet e acho que pode ajudar a tirar um pouco do estresse do coelho e tédio.

Veja o vídeo no link abaixo.

https://www.facebook.com/photo.php?v=548109635264443

Outra coisa que devemos respeitar é o momento de descanso do coelho. Ele costuma dormir durante o dia. Deixe ele em um local tranquilo para que possa descansar. Aqui próximo de casa está tendo uma construção e devido ao barulho que começa as 7h e termina 17h, noto a alteração de humor em alguns animais, principalmente nos adultos. 

Quem conhecer algum brinquedinho bacana para coelho me envie um e-mail me falando um pouco dele. Em breve colocarei mais opções de brinquedos.

Meu e-mail magicoandrews@yahoo.com.br


André da Silva Costa 
MÁGICO ANDREWS 
www.magicoandrews.com.br 
www.cantinhoencantado.com

2 comentários:

  1. andre..eu fiz uma bola de meia e pendurei na gaiola.. ele gosta de ficar se enroscando nela. Esse brinquendo que vc fez.. tipo colocar um alimento que eles gostam em uma garrafa.. será que nao estressa? pois ali eles estão procuranod o alimento que nao vao pegar.. e não apenas brincando!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kleiton! Eu fiz um furo que possibilita ele morder o alimento. Assim ele ficará girando a garrafa tentando achar a melhor posição para comer ou retirar o alimento.
    Um abraço.

    ResponderExcluir